21 de jul. de 2012

IR 2012: veja o que fazer se pagou imposto errado


O contribuinte que precisar enviar uma declaração retificadora do Imposto de Renda 2012 (ano-base) e descobrir que pagou imposto a mais ou a menos tem de fazer a correção dos valores.

Ao enviar o documento, caso o contribuinte descubra que na verdade o imposto devido era mais alto do que o valor que ele pagou, terá de pagar a diferença com multa e juros.
Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, a multa diária corresponde a 0,33% do valor devido e será calculada retroativamente. O valor terá acréscimo, ainda, de juros, calculados de acordo com a Selic acumulada até o mês anterior ao do pagamento, mais 1%.
O cálculo, de acordo com a Receita Federal, será feito pelo programa. O contribuinte precisará, porém, emitir uma nova guia de pagamento.
Caso o contribuinte, ao enviar a retificadora, descubra que pagou mais do que devia, poderá receber o valor de volta de duas formas. Se ele optou pelo parcelamento, o desconto deverá ser feito nas cotas seguintes. Também é preciso emitir uma nova guia.
Se ele pagou de uma vez só, poderá pedir a restituição à Receita. Deverá, para isso, preencher um formulário no site do órgão.
Fonte: UOL. A matéria aqui apresentada foi retirada da fonte citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário