Em fevereiro deste ano, o comércio varejista baiano
apresentou expansão de 9,6% no volume de vendas, em relação ao mesmo mês
de 2011. Houve crescimento no segmento de hipermercados, supermercados,
produtos alimentícios, bebidas e fumo (13,6%). Outro setor positivo foi
o de combustíveis e lubrificantes (14,3%), devido ao aumento de viagens
em carros próprios e ônibus extras no período de férias. A expansão no
mês de fevereiro também foi superior a janeiro (7,7%).
Já no mesmo período de 2011, a expansão do comércio varejista apresentou
resultado de 11,5%. Na comparação, com ajuste sazonal (fevereiro de
2012/janeiro de 2012), a taxa variou negativamente em 0,6%.
Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC),
realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), e divulgados em parceria pela Superintendência de
Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), da Secretaria do
Planejamento (Seplan).
O resultado mensal do comércio varejista é atribuído à estabilidade do
emprego e dos preços. Nos últimos anos, os fatores de sustentação do
comércio foram principalmente a massa real de rendimentos em alta e a
expansão do crédito.
Apesar do mercado de trabalho estar aquecido, o crédito apresenta uma
desaceleração, mas ainda oferece prazos bastante longos, especialmente
para os bens de consumo duráveis, haja vista o setor de móveis e
eletrodomésticos, que obteve o maior crescimento no mês (15,4%). No
acumulado dos últimos 12 meses (15,1%) e do ano (13,9%), o volume de
vendas também foi favorável para esse segmento.
Mais dois segmentos também apresentaram altas nas vendas: equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação (4,5%) e outros
artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%).
Os resultados negativos foram percebidos em três segmentos: artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,6%),
tecidos, vestuário e calçados (-5,1%) e livros, jornais, revistas e
papelaria (-34,6%). Os ramos fora do setor varejista também apresentaram
decréscimo na variação do volume de vendas: material de construção
(-4%) e veículos, motocicletas, partes e peças (-10%).
FONTE: SECOM |
19 de abr. de 2012
Comércio varejista baiano apresenta expansão de 9,6% em fevereiro
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