O Sistema NFe da Sefaz/BA apresenta
problemas técnicos.
Lotes de NFe
transmitidos podem retornar com erro “Conexão atingiu o tempo limite”, “time
out” ou “Webservice Inativo”.
Informamos que Sistema de
Contingência do Ambiente Nacional está ativado para autorizar
NFe pela Sefaz/BA.
Em caso, de problemas como os
citados, o contribuinte pode utilizar uma das alternativas de contingência
(SCAN, impressão de DANFE em formulário de segurança ou DPEC), ao seu critério.
Para maiores detalhes sobre as
alternativas de contingência do Sistema NFe consulte o Manual de Orientação do
Contribuinte versão 5.0, disponível no Portal Nacional da NFe (www.nfe.fazenda.gov.br),
no link “Documento/Manuais/Manual de Integração do Contribuinte - versão 5.0 – Março
2012”.
Os contribuintes usuários do programa
Emissor de NFe (gratuito) que forem usar o SCAN devem atentar para as seguintes
orientações:
1.
O campo “Forma de Emissão” deve ser
preenchido com a opção “Contingência SCAN”. Isso faz com que o Emissor envie
automaticamente as NFe para o SCAN.
2.
As NFe enviadas para o SCAN devem ser
emitidas nas séries de 900 a 999.
3.
A numeração da NFe em cada nova série
utilizada deve iniciar em 1.
Os contribuintes usuários de sistemas
próprios de Emissão de NFe deverão verificar com sua equipe de suporte interno
se o sistema dispõe do recurso de operação com o SCAN, e em caso positivo
realizar os procedimentos necessários.
Todos os contribuintes que usarem o
SCAN devem considerar as seguintes informações:
1.
Uma vez autorizada, a NFe estará
disponível para consulta no Portal Nacional da NFe (www.nfe.fazenda.gov.br), da mesma forma que as
demais NFe.
2.
Posteriormente, após o sincronismo
das bases de dados, as NFe autorizadas pelo SCAN ficarão disponíveis para
consulta no site da Sefaz/BA.
3.
O Cancelamento de NFe, autorizada
pelo SCAN, pode ser realizado mesmo após a desativação do serviço pela
Sefaz/BA, considerando o prazo definido na legislação.
4.
A Inutilização de Numeração no SCAN
(para as séries de 900 a 999) pode ser realizada, mesmo após a desativação do
serviço pela Sefaz/BA, considerando o prazo definido na legislação.
5.
Contribuintes que desejarem testar
previamente a operação com o SCAN podem usar o ambiente de homologação deste
sistema, através dos seguintes endereços de Web Services:
- https://hom.nfe.fazenda.gov.br/SCAN/NfeRecepcao2/NfeRecepcao2.asmx
- https://hom.nfe.fazenda.gov.br/SCAN/NfeRetRecepcao2/NfeRetRecepcao2.asmx
- https://hom.nfe.fazenda.gov.br/SCAN/NfeCancelamento2/NfeCancelamento2.asmx
- https://hom.nfe.fazenda.gov.br/SCAN/NfeInutilizacao2/NfeInutilizacao2.asmx
- https://hom.nfe.fazenda.gov.br/SCAN/NfeConsulta2/NfeConsulta2.asmx
- https://hom.nfe.fazenda.gov.br/SCAN/NfeStatusServico2/NfeStatusServico2.asmx
As consultas a NFe
enviada para o ambiente de homologação do SCAN devem ser feitas no endereço:http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/
Para mais informações sobre o Sistema
NFe utilize os canais de suporte a este sistema na Sefaz/BA:
Call Center: 0800
0710071 (horário administrativo)
Fale Conosco: faleconosco@sefaz.ba.gov.br
Fonte: SEFAZ-BA
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