13 de ago. de 2012

"Os juros vão baixar mais ainda"

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, afirmou nesta segunda-feira que a taxa básica de juros (Selic) irá cair ainda mais. A informação foi dada em seu discurso na cerimônia de lançamento do programa Inova Petro, na sede da Petrobras, iniciativa para fomentar inovação na cadeia de petróleo e gás.

A Selic se encontra hoje em 8% e a expectativa de economistas ouvidos pelo Banco Central na semana passada para o relatório Focus é de que haverá dois outros cortes, até que a taxa chegue a 7,25% ao ano, ampliando ainda mais o recorde de baixa.

Pimentel também comentou que uma série de indicadores da economia brasileira está em trajetória de crescimento. "A inflação está controlada e em baixa. As contas públicas estão equilibradas. A relação dívida pública e PIB é das mais baixas. A balança comercial é favorável e estamos a pleno emprego. Não há outro país com o mesmo perfil", disse Pimentel. Segundo Pimentel, falta o crescimento econômico, mas vamos fechar o ano melhor.

"O Brasil continua no rumo certo. O governo tem no plano Brasil Maior um campo forte de diálogo com o empresariado. O que fazemos hoje reforça a força da economia brasileira. Nossos fundamentos macroeconômicos nos permite ser otimista", diz. Para o ministro, a cadeia do petróleo e gás está para a economia brasileira como esteve a corrida espacial para a economia americana no século passado.

(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário