Dos seis segmentos
analisados, apenas o comércio de veículos, motos e peças registrou queda em
abril em relação a março, diz Serasa Experian
O movimento de consumidores nas lojas do País cresceu 0,7% em abril ante
março, descontadas as influências sazonais deste início de segundo trimestre.
Foi a segunda alta mensal consecutiva do Indicador de Atividade do Comércio,
divulgado nesta segunda-feira (7) pela Serasa Experian. Na comparação
com abril de 2011, o avanço do varejo foi de 6%. No acumulado do primeiro
quadrimestre, o aumento foi de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dos seis segmentos analisados pelo indicador, apenas o de veículos,
motos e peças registrou queda em abril (-1,9%) em relação a março. Os
economistas da Serasa Experian, em nota distribuída à imprensa, atribuem o
cenário negativo no segmento de veículos ao aumento da inadimplência e ao maior
rigor na concessão de crédito.
As lojas de material de construção reagiram e registraram avanço de 1,9%
em abril, recuperando-se de duas quedas mensais sucessivas (-0,1% em março e
-0,5% em fevereiro). O segmento de tecido, vestuário, calçados e acessórios
teve alta de 1,3% e o de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 1,2%.
O movimento de consumidores subiu 0,4% no segmento de combustíveis e
lubrificantes e ficou estável nos supermercados, hipermercados e demais lojas
de alimentos e bebidas.
Os economistas da Serasa Experian estão otimistas em relação ao cenário
deste segundo trimestre. Para eles, já começam a produzir reflexos positivos
sobre o varejo "o recuo gradativo dos níveis de inadimplência do
consumidor, os ganhos reais de renda das pessoas ocupadas e as medidas de
estímulo ao crescimento econômico tomadas pelo governo".
Equipe AE
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